Queda significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 para 2021, na última avaliação do Ministério da Educação, está preocupando o vereador Alexandre Vasconcellos que, ontem, durante sessão do Poder Legislativo, questionou a pasta de Educação do Município, para saber quais ações estão ocorrendo para reverter o quadro.

O pedido de informações foi feito por meio de um requerimento em regime de urgência direcionado ao secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, bem como à secretária adjunta, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, e ao prefeito Marcelo Iunes.

Ao fazer o questionamento, o vereador levou em consideração a queda significativa no IDEB no período de 2017 a 2021, acentuando que Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, estabelece que a nota recomendada aceitável para o IDEB seja média 6,0.

“Corumbá ficou abaixo da projeção para o índice e, na última atualização, em 2021, obteve a 41ª posição no ranking de 57 municípios do Estado, anos iniciais) com nota 4,7, e o 19º lugar dos 25 municípios do Estado, anos finais, com nota 4,4.

Diante disso, ele questionou as autoridades competentes para saber quais ações foram realizadas nos últimos três anos visando à melhoria do IDEB, e qual é a perspectiva de melhora desse resultado para 2023, ressaltando que o índice mede a qualidade da educação nos Municípios, e que Corumbá, anos atrás, sempre foi destaque, principalmente a nível estadual.

HOMENAGEM

Alexandre teve aprovado durante a sessão, um requerimento em que homenageia com Moção de Congratulação a dupla sertaneja Wendel & Phelipe, em reconhecimento pela competência e sucesso dos dois artistas regionais (Luiz Phelipe da Silva Vieira e Wendel Hermes Silva Simões), que estão desempenhando um excelente trabalho, levando o nome de Corumbá para outras regiões brasileiras.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador