A vereadora Raquel Bryk está buscando informações junto ao Poder Executivo corumbaense, para saber se os exames durante o pré-natal estão sendo realizados nas unidades de saúde da cidade. O questionamento surgiu a partir da audiência pública realizada na semana passada, quando o médico pediatra Gladstone Siqueira destacou a alta incidência de partos prematuros, e que é necessário um bom acompanhamento da gestante  para que o bebê se desenvolva com saúde.

Diante disso, na sessão de ontem, segunda-feira, 4, a vereadora apresentou um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, perguntado se estão disponíveis exames de Transluscência Nucal (TN), ultrassonografia morfológica e coleta de urina para todas as gestantes em acompanhamento pela rede pública.

Caso a resposta seja positiva, ela solicitou cópia da produção dos exames realizados mês a mês, durante os anos de 2022 e 2023. Além disso, requereu informações e as equipes da Saúde da Família estão realizando acompanhamento e busca ativa dos casos de ausências comprovadas no acompanhamento da gestação.

Ao mesmo tempo, Raquel busca informações para saber quais unidades estão ativas com equipes da saúde completas e atendendo, os nomes dos responsáveis e dos médicos de cada unidade, bem como a escala de atendimento de cada centro de saúde.

MAIS SERVIÇOS

A vereadora está também reivindicando serviços de melhorias na Rua Poconé, no Bairro Universitário, nas proximidades do refeitório da UFMS, para melhorar as condições de trafegabilidade; limpeza completa com roçada e remoção de restos vegetais da Rua Sete de Setembro, entre o Cravo Vermelho e a Escola Municipal Almirante Tamandaré que, devido ao matagal, pessoas são obrigadas a transitar, colocando em risco a vida de pedestres, em especial das crianças.

No setor de trânsito, Raquel pediu providências urgentes no sentido de se implantar sinalização no cruzamento das ruas Colombo e Firmo de Matos, no centro da cidade, para minimizar riscos de acidentes. Já à Operadora de Telefonia Celular VIVO, para que analise a viabilidade de se implantar uma antena na localidade de Maria Coelho, como forma de atender a comunidade da região.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador