A criação de um Centro Municipal de Educação Inclusiva é o que prevê um Projeto de Lei apresentado na sessão de ontem, segunda-feira, 26, da Câmara Municipal, pelo vereador Yussef Salla, para atendimento especializado multidisciplinar na área da educação, com oferta aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino.

A criação foi reforçada também por meio de um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário Genilson Canavarro de Abreu, de Educação. Explicou que o Centro de Educação Inclusiva tem por finalidade , complementar ou suplementar a formação dos alunos que integram a rede municipal de ensino, por meio de atendimento clínico educacional terapêutico, recursos e atividades psicopedagógicas organizadas e institucionalmente ofertadas.

“Será extremamente importante para promoção de oferta da educação inclusiva no âmbito da Reme, com atuação especializada e de caráter multidisciplinar, cujo atendimento abrange as áreas da pedagógica, psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, neuropediatria, terapia cognitiva comportamental, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, além de outras especialidades para o pleno atendimento dos estudantes regularmente matriculadas na rede municipal de ensino”, explicou.

Destacou ainda que as intervenções promovidas pela equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Educação Inclusiva, têm como foco principal, a inclusão educacional por meio da alfabetização, letramento, leitura, construção linguística, o raciocínio lógico e matemático, a socialização, dentre outros elementos e estratégias para a plena inclusão do aluno da rede municipal de ensino.

INFRAESTRUTURA

Para garantir boas condições de tráfego e melhorar a qualidade de vida da população, o vereador Yussef Salla está solicitando à Prefeitura, a realização de obras de drenagem e pavimentação de vias urbanas de Corumbá.

Os pedidos foram direcionados ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos. Uma das vias que necessita de benfeitoria é a Alameda Salgado Filho entre as ruas Antônio Maria e a Frei Mariano. Outra é a alameda paralela à galeria de água pluvial da Rua 15 de Novembro, localizada entre as ruas João Afonso e Dom Pedro II, no Bairro Popular Velha.

O pedido foi feito na sessão desta segunda-feira. O vereador informou que a alameda fica. Destacou ser um pedido dos moradores que vivem constantes transtornos, principalmente durante as chuvas, devido ao lamaçal que se forma, prejudicando a locomoção de todos que residem naquela localidade.

LIMPEZA

Reivindicou ainda serviços de limpeza e roçada em terrenos no Conjunto Guanabara, em atendimento a pedidos dos moradores, visando manter o local limpo, eliminando focos de proliferação de insetos, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue;

TRÂNSITO

Em outro requerimento, Yussef solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Junior, a realização de estudos visando implantação de estacionamento diagonal ao longo da Rua Dom Aquino entre as ruas Tiradentes e a Cáceres.

“A implantação de estacionamento em diagonal aumenta o número de vagas e propicia mais conforto aos motoristas, além de mais segurança e agilidade no fluxo de veículos. Como a nossa cidade está em crescimento acelerado, precisamos de planejamento no setor de trânsito”, justificou.

Em outro requerimento, solicitou a implantação de redutor de velocidade na Rua General Dutra entre as ruas Geraldino de Barros e Cáceres, no Bairro Centro América, para garantir maior segurança no trânsito, minimizando riscos de acidentes.

HOMENAGEM

Yussef teve ainda aprovado um requerimento em que homenageia com Moção de Congratulação, Antonio Siufi Neto, pelos relevantes serviços prestados, cumprimentando-o pelo profissionalismo e  extraordinário trabalho desenvolvido com ética, dignidade e seriedade, atuando como constituinte do Ministério Público do Estado,  Procurador de Justiça nas Comarcas de Nioaque (1988/1990), Nova Andradina (setembro de 1990/maio de 1994), Corumbá, Amambai, Bela Vista, Ivinhema, Jardim, Aquidauana, Anaurilândia, Bataguassu, Rio Negro, Campo Grande(1994/2002), Sidrolândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste; e Corregedor-Geral Substituto. O documento teve assinatura do vereador e presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador