O Brasil foi derrotado pelo Uruguai na noite de terça-feira (17), pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A derrota por 2×0 foi mais além do que uma simples derrota, caiu por terra a hegemonia da Seleção Brasileira, tanto no confronto como na competição.
A última derrota do Brasil nas Eliminatórias foi em 2015, ainda com Dunga no comando, e vinha de 37 jogos (8 anos) sem perder na competição. Além disso, fazia 22 anos que a Seleção não sabia o que era perder para o Uruguai, e essa marca histórica caiu na partida. A última vitória dos uruguaios foi em 1 de julho de 2001, por 1×0.
Durante os 90 minutos, o Brasil só finalizou duas vezes. Segundo o Sofascore, em 191 jogos disputados, o jogo contra o Uruguai foi onde a Seleção menos finalizou. Mais um dado que entra para a história, tanto do Brasil, quanto do confronto. A única estatística boa é sobre a posse de bola. Teve mais posse de bola como visitante, 69% contra o Uruguai.
A derrota também fez o Brasil cair para terceiro na tabela de classificação das Eliminatórias. Em quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota. A Seleção tem sete pontos conquistados, dois a menos que a líder, Argentina, que tem nove. Uruguai vem em segundo, com os mesmos sete pontos que a Seleção Brasileira.
Os Brasil volta a jogar pela competição em novembro. Visita a Colômbia no dia 16/11 no Metropolitano Barranquilla, às 21h (de Brasília). E fecha os jogos em 2023 contra a Argentina. A bola rola no Maracanã, em 21 de novembro às 21h30. Volta a jogar na Data Fifa, provavelmente em setembro de 2024 pelas Eliminatórias.