Alunos de curso técnico de enfermagem apontaram irregularidades na Santa Casa de Corumbá, enquanto realizavam treinamentos no hospital, e isso fez com que o vereador Chicão Vianna solicitasse apoio da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, da Vara de Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Corumbá, no sentido de intimar a presidência da Junta Interventora para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O assunto foi levantado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 19, da Câmara, quando o vereador apresentou uma indicação nesse sentido, após receber um relatório encaminhado pelo grupo de estudantes que participaram do treinamento no hospital.

Conforme o documento, o sistema da Santa Casa está completamente desatualizado, apontando que um paciente está em determinado leito, diferente do local onde se encontra realmente, “o que é muito perigoso pois pode ocorrer erros de medicamentos devido essa inconsistência”.

Outra constatação é que o posto de enfermagem está sem a caixa adequada para descartar as agulhas e materiais cortantes, com isso ocorrendo dentro de caixa de papelão, o que não é recomendado, devido ao fato do hospital não tem o material necessário.

Citam ainda a falta de vários medicamentos na farmácia do hospital, com os pacientes sendo orientados a comprar os medicamentos, fato observado na unidade B3, “um setor novo, mas com problemas antigos, sem falar que não tem sabão para lavar as mãos, que o banheiro não tem papel higiênico para os pacientes e funcionários, não existe copos descartáveis”.

Chicão explicou que a solicitação se faz necessária, tendo em vista que, em reunião ocorrida no dia 17 de março de 2022, na sede do Poder Judiciário, foram reafirmados os compromissos de lisura, transparência e eficiência na administração da Santa Casa de Corumbá, nas presenças de representantes das prefeituras de Corumbá e Ladário, da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da promotora Ana Rachel de Figueiredo Nina e da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo.

“Entretanto, como se vê nos fatos transcritos, tais compromissos não vêm sendo cumpridos pela administração da Santa Casa, que não oferece condições dignas de trabalho aos seus funcionários, assim como, não disponibiliza sequer papel higiênico aos acompanhantes, pacientes e funcionários”, continuou.

Chicão relatou que a carta e as imagens foram encaminhadas por um estudante que pediu para não revelar seus dados, pelo menos nesse momento, em virtude de eventual represália.

PANTANAL EXTREMO

Ao prefeito Marcelo Iunes, por meio de requerimento, o vereador pediu informações a respeito da realização do Eco Pantanal Extremo 2023 que, no ano passado, ocorreu em novembro e propiciou uma grande movimentação na cidade.

“Restam 42 dias para início de novembro e até o momento não temos notícias sobre o evento desse ano, não se vê veiculação de notícias a respeito dessa importante realização para nossa cidade, nem se será ou não realizado”, citou.

Lembrou que se trata de um evento que atrai grande número de atletas das mais diferentes regiões do Brasil, e até de outros países, especialmente da Bolívia, transformando a cidade na capital do esporte radical do país.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador