Para diminuir distâncias e maior rapidez no atendimento, o vereador Chicão Vianna sugeriu ontem, terça-feira, 29, à Prefeitura, a viabilização de uma aeronave na cidade, para agilizar resgates na região do Pantanal.

O pedido foi feito direto ao prefeito Marcelo Iunes e se deveu ao fato de que houve a necessidade do deslocamento de uma aeronave de Campo Grande, para resgatar um trabalhador rural na fazenda São Lourenço, região do Paiaguás, no Pantanal de Corumbá, após ataque de uma onça-pintada na tarde de segunda-feira.

Para agilizar o atendimento, o vereador sugeriu o estabelecimento de uma parceria com o Governo do Estado, por meio de convênio com o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

“É de conhecimento comum que a vastidão do nosso território faz com que, ocasionalmente, seja necessária a utilização desse tipo de aeronave para resgate de pessoas em áreas de difícil acesso no nosso Pantanal. Para agilizar esse tipo de atendimento, é mais do que necessária a presença de uma aeronave na cidade”, enfatizou.

MEDICAMENTOS

Na mesma sessão, o vereador voltou a cobrar o Município para que dê prioridade na solução dos problemas envolvendo a aquisição e distribuição dos medicamentos nas farmácias municipais, tendo em vista que, conforme noticiado pela Imprensa, além das reclamações enviadas ao seu gabinete, a cidade continua sofrendo com a falta de remédios básicos para dor, pressão alta ou infecção, por exemplo, “deixando a população à mercê da própria sorte, fazendo com que pessoas dependam de doações para aquisição desses medicamentos”.

MAIS PEDIDOS

Ainda na sessão de ontem, o vereador cobrou informações por parte do Município sobre o repasse do reajuste do piso salarial aos trabalhadores da enfermagem (técnicos e enfermeiros), pois, de acordo com a categoria, mesmo os valores estando disponíveis, o reajuste não foi aplicado até a presente data.

Questionou os motivos que levam a Prefeitura a alugar ambulância ao invés de adquirir, “já que o Poder Público de Corumbá possui recursos próprios, como sempre veicula em seus veículos de mídia”, e que a solicitação se faz necessária, citando situações de risco envolvendo a população corumbaense “que, por vezes, teve que depender de ambulâncias de Ladário para atender o corumbaense, ou até de ambulâncias particulares vindas de Campo Grande”.

Ainda na área de saúde, voltou a questionar o início do funcionamento do Castramóvel, pedindo uma previsão para início do funcionamento da unidade. Disse que, de acordo com ofício nº 616/2023 enviado ao seu gabinete em 20 de julho, a unidade estava estacionada na garagem da secretaria, devido à falta de insumos, e que estava aguardando processo licitatório.

ARBORIZAÇÃO E ESCADINHA

Por meio de indicações, o vereador pediu esforços entre secretarias e fundações competentes, para que seja desenvolvido um programa de plantio de árvores na região urbana da cidade, lembrando que não se trata apenas de uma questão ambiental, mas também de saúde, em decorrência do impacto que cada arvore plantada tem na temperatura ambiente, podendo amenizar as altas temperaturas na região.

Voltou a cobrar maior celeridade na execução das obras de reforma da Escadinha da Rua 15 de Novembro, uma das principais ligações do centro à região do Porto Geral. Disse que a situação está “vergonhosa” e que a obra está paralisada há seis anos, “sem que uma atitude efetiva seja tomada pelo Poder Público, colocando a imagem da administração municipal em cheque constantemente com reportagens jornalísticas que frisam os prazos repetitivamente não cumpridos”.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador