Analisando…

14 de março de 2023

Redes

Com muito atraso e depois de muitos problemas, crises e muita fakenews o país começa a debater a regulação do uso das redes. Não se tem ainda o texto ideal e nem sei se haverá, pois é um tema complexo e controverso, porém que precisa ser enfrentado. O Brasil é um dos poucos países grandiosos que ainda não debateram o tema, que não discute limites para a liberdade expressão e o cometimento de crimes. Nesses últimos seis anos o que se viu foi uma enxurrada de notícias falsas, crimes cometidos em nome de uma liberdade absoluta que não existe e muita ideologia. É necessário deixar claro que a liberdade de expressão vem atrelada a responsabilização das palavras proferidas. Mesmo um parlamentar com a imunidade que o cargo lhe confere não pode tudo, afinal uma sociedade que permite tudo, que tudo pode, está mais para barbárie do que democracia. O tema é caloroso, mas também muito apetitoso de discutir.

Casamento

A reforma eleitoral trouxe uma figura que ninguém entendia muito bem e ficava parecendo um patinho feito, mas que aos poucos começa a ser evocado por todos os lados: A Federação Partidária. Pouco utilizada na eleição de 2022, em 2024 deve ser a vedete eleitoral e causar frisson nos políticos locais já que as decisões tomadas em Brasília irão interferir diretamente nas eleições nas cidades. As mais famosas em andamento são a Federação entre MDB e PSDB, PP e União Brasil, PTB e Patriotas, PDT, PSB e Solidariedade. Transfira este cenário para a Cidade Branca e para a Perola do Pantanal. Vai ter gente chamando Jesus de Genésio.

Cientista

No Brasil em época de Copa do Mundo de futebol era muito comum a frase: o Brasil tem 120 milhões de treinadores. Ou seja, cada um se intitula o entendido de futebol e sabedor de todas as estratégias para conquistar o mundo. Pois bem, em Corumbá e Ladário, todo período pré e eleitoral aparece o cientista político, aquele que sabe tudo, entende tudo, tem formulas mirabolantes para ganhar a eleição, já sabem o resultado, conhecem as estratégias, entendem de comunicação à porta a porta, de jurídico a alianças, enfim, os sabe tudo!! Tem duas figuras emblemáticas já começaram a colocar seus planos infalíveis em pratica, um em Corumbá e “uma” em Ladário. Tudo muito bonito e inteligente, só faltando dar certo, afinal, pelos últimos resultados que os candidatos apoiados por eles obtiveram nas últimas 3 eleições é bom ficar atento.

Telefone sem fio

As conversas políticas em Corumbá estão bem parecidas com o telefone sem fio de antigamente. As conversas saem de um jeito que chegam de outro, tem todo tipo de promessa pra todo lado, alguns entregando aliados para o adversário, aumentando e inventando casos e “causos”. Uma verdadeira salada de frutas que promete mais um capitulo emocionante para a semana que se inicia. Parece que tem novidades no ar. Pelo resultado da ultima pesquisa de consumo interno tem muita gente comendo sardinha e arrotando caviar. A única certeza até aqui é que não se tem um favorito à cadeira mais importante do Paço Municipal e quem tiver maior capacidade de aglutinar pode sair na frente. A conferir!!

Por Da Redação