Ato solene marcou ontem, segunda-feira, 2 de janeiro, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá. O ato aconteceu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães” e Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB), assumiu a presidência do Poder Legislativo para o biênio 2023/2024.

A Sessão de Posse foi prestigiada inclusive pelo prefeito Marcelo Iunes, e pelo vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, dois ex-vereadores que hoje estão à frente do Poder Executivo. Marcelo, por exemplo, já foi presidente do Legislativo durante o biênio 2013/2014.

Além de Bira, foram empossados os vereadores Samyr Sadeq Ramunieh (PTB) como primeiro vice-presidente; Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente; Roberto Façanha (PSDB), primeiro secretário, e Genilson José (Podemos), segundo secretário. A eleição da nova Mesa Diretora ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2022.

Bira assumiu o cargo que foi ocupado nos últimos três anos e 11 meses por Roberto Façanha. A sessão contou com as presenças de 14 dos 15 vereadores corumbaenses. Além dos empossados, estavam presentes  Adelar Chefer dos Santos (Gaúcho da Pró-Art), Chicão Vianna, Allex Dellas, Daniel Brambilla, Nelsinho Dib, Elinho Junior, Alexandre Vasconcellos, Manoel Rodrigues e Luciano Costa. Ausente somente a vereadora Raquel Bryk que está com problemas de saúde na família, e enviou uma mensagem desejando sucesso à nova Mesa Diretora.

DESEJOU SUCESSO

Presente à sessão de posse, o prefeito Marcelo Iunes desejou sucesso ao novo presidente da Câmara e demais integrantes da Mesa Diretora, e que “seu pai (Ubiratan Canhete de Campos, falecido recentemente) está alegre. Tenho certeza de que fará um excelente trabalho pela experiência de estar em seu segundo mandato, como tenho certeza também que seus pares vão lhe ajudar”, destacou.

Colocou o Poder Executivo à disposição. Lembrou os 12 anos na Câmara, inclusive ocupando a presidência da casa em 2013 e 2014, o que o deixou mais preparado para assumir o Executivo Municipal, observando que a experiência no Legislativo, influi diretamente no trabalho de se fazer o melhor pela cidade, como chefe do Executivo. “Somos dois poderes independentes, mas harmonicamente juntos faremos muito mais”, ressaltou.

DEVER CUMPRIDO

Roberto Gomes Façanha que deixou a presidência da casa, assumiu a primeira secretaria da nova Mesa Diretora, lembrou que ficou três anos e 11 meses no comando do Legislativo corumbaense e que “estamos encerrando o nosso mandato na presidência da Câmara de Corumbá com o dever cumprido.

Agradeceu o apoio recebido de todos os vereadores durante esse período, tanto dessa legislatura como da passada; destacou a atuação de todo o grupo “sempre buscando o melhor para a população, inclusive buscando recursos foram do Município, por meio de emendas parlamentares, para atender a cidade

Um dos destaques, conforme ele, foi que, no período, a Câmara devolveu nada menos que R$ 6.646.061,39 ao Poder Executivo, de sobras do duodécimo.

Destacou o trabalho desenvolvido pelos vereadores em 2022. “Os vereadores corumbaenses buscaram atuar com o pensamento voltado para a comunidade local, principalmente nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, social, entre outras, inclusive buscando emendas parlamentares em Campo Grande e em Brasília, junto às bancadas estadual e federal”.

No ano foram 791 requerimentos; 381 requerimentos em regime de urgência especial; 184 moções de congratulações; 54 projetos de leis; uma emenda de lei complementar; duas emendas aditivas; oito emendas modificativas; um projeto de lei complementar; 25 projetos de leis ordinárias; quatro projetos de resolução; seis projetos de decretos legislativos; três emendas supressivas, e uma emenda à Lei Orgânica do Município.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara