Analisando…

11 de dezembro de 2022

Ministros

Na mosca!  A coluna cravou os nomes na edição passada e acabou se concretizando na última sexta feira com os primeiros indicados aos ministérios do futuro governo Lula. Fernando Haddad na Fazenda, Flavio Dino na Justiça e Segurança Publica, Mauro Vieira Chanceler nas Relações Exteriores, Rui Costa na Casa Civil e José Múcio Monteiro Ministro da Defesa. Ainda confirmou o nome dos três comandantes das Forças Armadas. Nomes bem recebidos pelos setores que representam e pelo conjunto da sociedade. Para esta semana são aguardados os nomes de Margareth Menezes no ministério da Cultura, Silvio Almeida no ministério dos Direitos Humanos, Izolda Cela na Educação, Nisia Trindade na Saúde, André Lara Resende no Planejamento e Simone Tebet no Desenvolvimento Social. Lula começa a colocar em pratica o discurso de espaços em ministérios para mulheres, negros e jovens.

Estrutura

Apresentado na ultima terça feira (06) o novo organograma do Governo do Estado de MS que começará a valer a partir de 01 de janeiro. Pode se dizer que tem um pouco de mais do mesmo. Manteve o número de Secretarias, fez alterações pontuais em localização de autarquias mais alinhadas a força que pretende dar a cada pasta. Reforçou a ideia de centralizar mais para produzir eficiência, ideia defendida por técnicos que viram políticos e que sempre tem resultados questionáveis. Não apresentou nenhuma inovação administrativa. Somente o tempo irá dizer se as ideias estão alinhadas com o pensamento e necessidades da população. Dia 01 dispara o relógio da lua de mel, que a cada novo mandato tem sido mais curta e menos amorosa.

Equipe

O Governador Eleito Eduardo Riedel começa a dar sinais da composição de seu Governo. Nomes já são dados como certos e alguns já estão trabalhando na transição de suas pastas mesmo não tendo sido oficialmente anunciados. A disputa por espaço entre partidos aliados e companheiros de longa data esta gerando um festival de cotoveladas pelas bandas do Parque dos Poderes. Devem ser confirmados o Vice Governador Barbosinha na Casa Civil, Eduardo Rocha Secretário de Governo, ex-vereador da capital Flavio Cesar Secretário de Fazenda, Jaime Verruck Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (ufa), Antonio Carlos Videira na Segurança Publica, João Cesar Mato Grosso Turismo Esporte Cultura e Cidadania, Deputado Federal Beto Pereira nos Direitos Humanos e Assistência Social. Corumbá terá um filho ilustre na composição da equipe, com Ricardo Sena que será Secretário Executivo no Meio Ambiente.

Barulho

A semana terminou agitada com a intervenção do STJ no Tribunal de Contas do Estado/TCE, que culminou com o afastamento de três Conselheiros e mais três servidores acusados de participar de fraudes em contratos. O episódio ocorre exatamente a uma semana da eleição que definiria o nome do novo Presidente da Corte. Com esta confusão armada à eleição deve ser adiada até que se resolva o que fazer com os cargos vagos pelo período de 180 dias. Dizem que os desdobramentos da operação poderão atingir os vizinhos que estão alojados no mesmo “condomínio” do TCE. A conferir!!

Por Da Redação