A Câmara Municipal de Corumbá reforça parceria com as autoridades de saúde pública, nas ações da Campanha do Novembro Azul, mês de atenção integral à saúde do homem.

“É um trabalho contínuo que, neste mês é reforçado com a Campanha do Novembro Azul, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma”, destacou o presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Façanha.

“Por isso mesmo, durante todo o novembro, nosso foco será o Novembro Azul, reforçando as ações que serão desenvolvidas pelo Poder Executivo e outras instituições ligadas à saúde, reforçando a necessidade, a importância de que todos busquem se consultar com um urologista para fazer o exame preventivo”, prosseguiu.

Observou que a prevenção é de extrema importância, acentuando que “lutas podem ser vencidas mesmo antes de serem iniciadas”, e que “quando descoberto no início, o câncer de próstata chega a mais de 95% de chances de cura”.

AÇÕES EDUCATIVAS

Além do trabalho de conscientização ganhar força na mídia local, a Câmara busca também reforçar as campanhas educativas do Novembro Azul, por parte do Poder Executivo Corumbaense.

Esta semana, o vereador Allex Dellas, por meio de indicação, fez um pedido neste sentido à secretária de Saúde, Beatriz Assad, para desenvolvimento de uma programação especial com realização de mutirões nas unidades de saúde do Município, inclusive com contratação de médicos urologistas, para atender a população.

“O Novembro Azul chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata, além de outras doenças masculinas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil, com registro de cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor”, disse em sua justificativa.

Ressaltou que a falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. “O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 95%. Por isso é importante intensificar as ações em nossa cidade”, enfatizou.

NO BRASIL

Este ano, o Ministério da Saúde vai abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

O NOVEMBRO AZUL

A iniciativa internacional Novembro Azul teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2008. Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara