Quando no início de 2022 o vendedor Wagner Xavier, de 42 anos, decidiu se mudar de São Paulo com toda a família, a escolha por Mato Grosso do Sul se deu por alguns motivos. Um deles, o acesso à educação integral de qualidade. “Meu primo que mora em Campo Grande há anos sempre falou dos estudos do filho nesta escola (Estadual Waldemir Barros da Silva)”, conta o homem, que é pai da jovem Emyly Xavier, 16, aluna do 1º ano do ensino médio do colégio que fica no bairro Moreninhas. “São Paulo é uma capital muito grande e a atenção não é tanta dentro da sala de aula”, emenda o homem.

Na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, três ingredientes costumam moldar o sucesso das escolas estaduais de tempo integral que tem atraído cada vez famílias em meio à preocupação com a formação dos alunos: uma rotina com mais de nove horas diárias de atividade escolar, um formato de educação que prepara o jovem para o futuro e um time de professores conselheiros dos estudantes.

Com um currículo que trabalha aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil, o ensino integral surgiu na rede estadual em 2016, com cinco escolas em Campo Grande, e cresceu 2.460% em seis anos, passando para 128 colégios em todo Estado neste ano. O formato tem atraído cada vez mais jovens, que se dizem confiantes com as oportunidades que terão pela frente.

Wagner e a filha Emyly (Foto: Edemir Rodrigues)

“Onde eu estudava antes não tinha toda essa visão (de futuro) que eu tenho agora. Os professores estão sempre com a gente. Mais do que profissionais são nossos amigos e estão sempre nos acolhendo. Eu me sinto feliz de estar aqui tendo todas essas oportunidades”, afirma a paulistana Emyly Xavier.

Além de implantar escolas em tempo integral em todo o Mato Grosso do Sul, a gestão do governador Reinaldo Azambuja investiu cerca de R$ 700 milhões em reformas parciais e completas em todas as 348 escolas da rede. Ao todo, foram pelo menos 750 intervenções nos prédios, que também ganharam laboratórios, equipamentos, computadores e materiais de robótica com o recurso financeiro.

Para o governador, “a verdadeira transformação da sociedade acontece pela educação”. “Por isso ficamos satisfeitos quando entregamos escolas reformadas, ampliadas, equipadas e com ensino integral para nossos alunos, que passam a ter todas as condições para um aprendizado eficiente e de qualidade”, avalia Reinaldo Azambuja.

Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul