A Rua Cabral, trecho entre as ruas Albuquerque e Frei Mariano, ganhou obras de drenagem profunda e foi pavimentada com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), e a pista ficou mais larga, inclusive com uma ciclofaixa.

As obras foram concluídas no final de 2019, quando a via passou ser mão única, no sentido bairro centro. No entanto, surgiram problemas no trecho e, ontem, segunda-feira, 21, durante Sessão da Câmara de Corumbá, o vereador Yussef Salla apresentou um requerimento, solicitando um levantamento minucioso de todo o trecho, no sentido de detectar os problemas atuais, e buscar uma solução o mais rápido possível.

O pedido do vereador foi direcionado não somente à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pasta responsável pela obra, mas também à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), regional de Corumbá, responsável pela maioria das intervenções na via, após a conclusão dos trabalhos.

No requerimento, Yussef Salla pede que, além do levantamento, é preciso realizar a recuperação de todos os trechos onde ocorreram intervenções, utilizando o mesmo material, CBUQ, para que a população possa usufruir de um asfalto de qualidade, sem problemas de trafegabilidade, inclusive por parte dos ciclistas dentro da ciclofaixa.

MÃO ÚNICA

Na mesma sessão, Yussef requereu à Prefeitura, a realização de estudos visando transformar em mão única, no sentido sul – norte, a Rua Cáceres, ligando o Bairro Centro América ao Conjunto Vitória Régia.

Explicou que a Cáceres, por ser uma via estreita e a principal ligação ao morro do Cristo Rei do Pantanal, não conta com espaço para calçadas, obrigando pedestres a trafegar pelo meio da pista, correndo riscos de atropelamentos. Por isso mesmo ele pede que seja transformada em mão única, bem como a execução de serviços de melhoria e elevação da via na Alameda Ana Neri.

SALÁRIO DE SERVIDOR

Em requerimento endereçado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula, o vereador reivindicou a possibilidade de reajuste salarial dos motoristas que prestam serviços ao Município, estabelecido em Lei Municipal 1062/1989, que criou a gratificação de função para motoristas.

O pedido foi baseado no artigo 1° que diz que os motoristas municipais passam a perceber uma gratificação de função equivalente a 25% da remuneração de sua categoria, constante da tabela hierarquizada do Planos e Salários.

ASSENTAMENTO TAQUARAL

Por outro lado, o vereador apresentou requerimento solicitando envio de expediente ao presidente do INCRA, Geraldo Melo Filho, e ao superintendente regional Humberto César Mota Maciel, pedindo informações quanto ao andamento e à realidade da situação das entregas e regularização de títulos dos sítios do Assentamento Taquaral, como forma de atender os pequenos produtores rurais da região.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador