A Feira Segura, que chega a quarta edição neste sábado, 04 de setembro, se consolida como uma ótima oportunidade para os produtores dos assentamentos rurais de Corumbá venderem sua produção. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável/Superintendência de Agricultura Familiar, em parceria com Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Senar e Sindicato Rural de Corumbá, a Feira promove a venda direta de hortaliças, legumes, frutas, leite, queijos e doces.
“A Feira funciona como indutor de vendas, ali o produtor consegue fidelizar um cliente. Você tem o contato direto com o produtor. A população começa a enxergar o produtor e o que vai consumir que está ali exposto diretamente. Tem um elo completo ali fechado que está saindo direto do nosso município para mesa das pessoas do nosso próprio município. Essa é uma das características, fazer com que circule renda aqui no município”, disse o superintendente de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá.
Lúcio explicou que a Feira Segura, que acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, oferece produtos com total qualidade sanitária. “Funciona bem para que os produtores participantes possam vislumbrar um aumento de renda. Também mostra para a população demonstrar que os produtos do campo são seguros, apresentam boas qualidades sanitárias”, afirmou. “Percebemos que há retorno financeiro para o produtor e retorno comercial. A Feira busca promover a produção do assentamento e a partir do momento que essa renda começa a girar, isso contribui para que o produtor chegue com um preço mais adequado que ele sabe que ele vai ter saída do produto”, completou.
O superintendente de Agricultura Familiar enfatizou que a Feira Segura observa protocolos de biossegurança. “Observamos o uso de máscaras, temos álcool gel na entrada da feira. Não existe entrada lateral é apenas uma entrada, as pessoas passam pela higienização e também aferição de temperatura”, disse.
Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, antecipou que a Prefeitura trabalha para ampliar a oferta de produtos para as próximas edições da Feira Segura. “Estamos começando a trabalhar com os produtores que integram o ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) Piscicultura e prevemos para as próximas edições estar comercializando esse peixe”, destacou.
“Tem sido positivo para os produtores familiares, principalmente nessa parte do comércio. Muitos produtores já buscaram o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para comercializar a produção não só na feira, mas também nos supermercados e participar de licitações junto ao Exército, Marinha. Estes produtores estão cada vez mais buscando assistência técnica para poder produzir com melhor qualidade”, finalizou Luciano Leite.
A Feira Segura segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense. A 4ª Feira Segura em Corumbá será realizada das 07h às 13 horas no Jardim da Independência.