A pandemia da Covid-19 está afetando cada vez mais a economia mundial. Em Corumbá não poderia ser diferente. Os reflexos estão sendo sentidos pela classe empresarial, pelos trabalhadores, por toda a população pantaneira.

Para tentar amenizar a situação, o vereador Luciano Costa, durante sessão da Câmara Municipal, sugeriu à Prefeitura, por meio de requerimento, a realização de estudos visando elaboração de um Projeto de Lei, isentando empresas que estão sendo afetadas pelas medidas adotadas visando conter o avanço do coronavírus, do pagamento de tributos como ISS, IPTU e alvarás de funcionamento.

A proposta foi apresentada em conjunto com o vereador Chicão Vianna, e direcionada ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula. “A nossa preocupação é com a saúde financeira das empresas, como forma de amenizar os impactos causados pela pandemia, que está exigindo medidas restritivas em todo o Estado”, comentou Luciano.

“Por isso mesmo estamos pedindo ao Poder Executivo que encaminhe ao Poder Legislativo, um Projeto de Lei isentando conveniências, distribuidoras de bebidas, bares e tabacarias, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, sorveterias, quiosques, comerciantes de rua e cafés, que estão sofrendo prejuízos durante esse período”, acentuou.

Chicão Vianna acompanhou a solicitação de Luciano, informando que a Prefeitura precisa elaborar um plano para conceder essa isenção tributária aos estabelecimentos com atividades noturnas que permanecerem fechados durante a pandemia, conforme decreto estadual.

“Por isso estamos solicitando à Prefeitura, alternativas para amenizar os prejuízos aos estabelecimentos noturnos, que não estão gerando receita, mas permanecem com as despesas tributárias que continuam sendo cobradas independente se o estabelecimento está ou não em funcionamento, o que pode gerar prejuízo, inclusive com fechamento, aumentando o desemprego na cidade”, reforçou.

IMUNIZAÇÃO

Por outro lado, também durante sessão da Câmara, Luciano sugeriu à Prefeitura, a necessidade de incluir pessoas com câncer, lúpus, fibromialgia, artrite reumatoide e renais crônicos, possa fazer parte dos grupos prioritários que serão imunizados contra a Covid, por vacinas adquiridas pelo Município.

“A nossa intenção é que estas pessoas sejam incluídas nos grupos prioritários e que sejam imunizadas tão logo cheguem as vacinas adquiridas pelo Município, por se tratar de pacientes bastante debilitados, e que precisam de uma atenção especial”, explicou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador