Buscar saídas para acabar com as queimadas no Pantanal é o que está buscando o vereador Chicão Vianna, como forma de evitar novos desastres ambientais, a exemplo do que ocorreu no ano passado e que atingiu toda a região pantaneira.

Pensando dessa forma, o vereador, durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, apresentou um requerimento em que solicita ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, a realização de estudos técnicos-ambientais, no sentido de autorizar a limpeza e o manejo das pastagens no pantanal sul-mato-grossense.

“A limpeza e manejo que solicitado, é para a retirada das plantas invasoras com o objetivo de eliminar a biomassa exótica, que serve de combustível para as queimadas no período seco. Isso evitaria que novas catástrofes ambientais envolvendo incêndios florestais no Pantanal, se repitam”, explicou.

Chicão explicou que a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso autorizou a um pecuarista de Poconé (MT), a eliminação dessa biomassa exótica. “Se for uma solução para acabar com as queimadas, vamos buscar fazer o mesmo aqui”, reforçou.

AEDES AEGYPTI

Em outro requerimento, Chicão Vianna sugeriu à Prefeitura, a formalização de uma parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Estado, WMP (World Mosquito Program), e com a Fundação Oswaldo Cruz, visando a instalação de uma Biofábrica do Método Wolbachia em Corumbá.

“Isso já está ocorrendo em várias cidades brasileiras e, atualmente, está sendo a maneira mais moderna e com maior eficácia, de se eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podendo ser um grande aliado para o combate à doença em nosso Município”, acentuou.

O vereador destacou que, quando presente no mosquito Aedes aegypti, a Wolbachia, produzida pelas biofábricas, impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam no inseto, contribuindo para a redução das doenças.

LIMPEZA

Ainda como forma de combater a dengue, o vereador pediu à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, fiscalização intensiva no Bairro Nossa Senhora de Fátima, visando autuar os proprietários dos imóveis que se encontram em situação de abandono, que estão sendo usados atualmente como depósito de lixo, de sobras de construção civil, e que acabam se transformando em focos de procriação do Aedes aegypti, e de animais peçonhentos. Pediu também serviços de limpeza, capina e roçada, inclusive de calçadas que estão acúmulo de lixo e vegetação alta.

TRÂNSITO

À Agetrat, o vereador solicitou a realização de estudo técnico sobre a possibilidade da revisão da sinalização horizontal da Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Santa Catarina e Piauí, tendo em vista que estão próximas a redutores de velocidade, e permitem ultrapassagem de veículos, o que pode provocar acidentes.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador