Mato Grosso do Sul já registra 17.386 casos positivos de , causada pelo novo coronavírus, conforme o boletim epidemiológico desta terça-feira (21). Os números trazem incremento de 749 novos positivos, além de 20 mortes – é o maior registro de óbitos em 24h em mais de 100 dias, conforme pontuou Geraldo Resende, titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Os 749 casos positivos desta segunda fazem incremento de 4,5% na curva, que segue ascendente e com crescimento exponencial. Mesmo expressivo, os números podem ser maiores, já que a base de dados E-SUS VE – alimentada pelos municípios e a partir da qual a SES obtém os números consolidados – segue instável: são 6.349 casos sem encerramento nas vigilâncias municipais.

O boletim traz, ainda, um total de 88.383 notificações de , das quais 62.251 foram descartadas. O Lacen-MS (Laboratório Central de MS) ainda processa 2.397 amostras biológicas – parte delas foram enviadas para laboratórios parceiros, tais como o Instituto Butantã (SP) e a Fiocruz (RJ).

Distribuição dos novos casos

Os 749 novos casos estão distribuídos em 20 municípios, com Campo Grande, mais uma vez, à frente: a Capital tem 204 casos, o que representa quase 27,23% do total. Na sequência vem Dourados, com 105 registros, contra 59 de Bataguassu, 40 de Caarapó, 33 de São Gabriel do Oeste, 31 de Aquidauana, 27 de Iguatemi e Sidrolândia, 21 de Três Lagoas, 19 de Aparecida do Taboado e Coxim, além de 17 de Itaquiraí e 13 de Terenos.

Ladário registrou 10 casos, contra 9 de naviraí, 9 de Amambai e Anaurilândia e 7 casos de Fátima do Sul, Itaporã e Chapadão do Sul. Corumbá registrou 6 casos e Camapuã, Maracaju e Ponta Porã registraram 5 casos, cada. Com 4 positivos estão Rio Verde de MT e Tacuru, seguidas por Batayporã, Paranaíba, Rio Brilhante e Rochedo (3 casos, cada).

Com 2 registros, cada, estão: Anastácio, Corguinho, Deodápolis, Ivinhema, Laguna Carapã, Mundo Novo, Nova Andradina e Sonora. Com um novo registro, cada, estão: Água Clara, Cassilândia, Costa Rica, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul e Vicentina. Antônio João passa por retificação, com menos um registro.

Por Midiamax