Ascom

A situação de abandono em que se encontra um prédio localizado na região central da cidade, está preocupando o vereador e presidente da Câmara, Evander Vendramini, que já solicitou intervenção por parte da Prefeitura de Corumbá, visando notificação dos proprietários, para resolver o problema.

Trata-se do Edifício Farjalla Anache, localizado na Rua Delamare, onde por muito tempo funcionou o Cine Anache. O prédio foi interditado em 2011 pela Justiça de Corumbá e a reabertura só ocorreria após obras de reforma e apresentação de laudos técnicos atestando a segurança e condições de moradia do local, cabendo aos condôminos a execução das reformas necessárias.

A medida foi tomada após análise de laudos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que fizeram parte do processo. Passados seis anos, o local encontra-se abandonado, com muito lixo, além de um forte odor de urina e fezes.

Ao entrar com o pedido, Evander ressaltou que moradores e comerciantes da região estão fazendo constantes reclamações sobre as condições do edifício, alegando que além da quantidade de lixo existente na frente do prédio, “ele está ‘povoado’ por pombos, carcará, além de ratos, responsáveis por transmissão de doenças”.

Há ainda informações de que moradores de rua estão invadindo o prédio e até mesmo acedendo fogueiras para se aquecerem, como ocorreu no inverno. “Os vizinhos e comerciante estão preocupado com a situação e pedem a manutenção do imóvel”, completou.

Recuperação

Por outro lado, Evander está solicitando também à Prefeitura, a recuperação dos aparelhos de ginástica da academia ao ar livre da Avenida Rio Branco, na Praça São Francisco. Informações das pessoas que praticam atividades físicas na região, dão conta que existem aparelhos danificados que precisam ser consertados, “para evitar que pessoas se machuquem ao utilizá-los’’.

Outra solicitação à Prefeitura se refere ao anel viário. O vereador está sugerindo a implantação de uma pista de caminhada, ciclovia, bem como instalação de iluminação pública no trecho, para atender moradores do entorno que utilizam o local para atividades físicas.

Por corumbaonline