Divulgação

Com a posse do empresário Lourival Vieira Costa como presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o leque de oportunidades que a entidade tem para alavancar a indústria do turismo no município. A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (29/06), na sede da Associação, e contou, ainda, com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, do prefeito Ruiter Cunha, do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e do presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, que estava à frente da ACIC e passou o cargo para Lourival Costa, que também é diretor e 3º vice-presidente regional na Fiems.

 

Em entrevista após a cerimônia, Longen falou sobre a importância da união da classe empresarial e analisou que, juntos, os diversos segmentos do setor produtivo podem desenvolver a região de Corumbá. “Estamos em um momento delicado da política brasileira e, mais do que nunca, delicado nas ações empresariais. Então, precisamos todos estar muito alinhados e afinados para nos fortalecer. Corumbá tem uma grande particularidade, que está adormecida, e hoje não promove grandes ações de fomento ao turismo. Precisamos envolver a sociedade, o setor público e privado com esta natureza, esse Pantanal que Deus nos deu”, avaliou.

 

Segundo o presidente da Fiems, a posse de Lourival Costa serviu também para que diversos setores de Corumbá conseguissem alinhar ações em prol do município. “Conversei com o prefeito Ruiter que disponibilizou ações do município em termos de gestão e, agora, o Lourival tem a oportunidade de trabalhar diretamente com o setor empresarial para que possamos fomentar e desenvolver o turismo em Corumbá”, disse.

 

Lourival Costa, que foi presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), onde desenvolveu diversas ações e projetos de repercussão para o município, disse que espera conseguir ouvir a classe empresarial e enfrentar o desafio de combater a concorrência desleal com o comércio da Bolívia, que faz fronteira com Corumbá. “Nossa expectativa é conseguir contribuir com o desenvolvimento da nossa região como um todo. Temos representantes de todos os segmentos na nossa diretoria, indústria, comércio, turismo, sistema financeiro, então esperamos contemplar e conseguir trazer o comerciante, e ouvir as demandas deles para que possamos ajudar”, falou.

 

“Nosso grande desafio é a concorrência com a Bolívia, contamos com a ajuda da Prefeitura para combater o comércio ilegal que existe e estamos nos articulando para criar uma área de comércio na região, o que vai tornar a concorrência leal e o comércio competiria de igual para igual”, emendou o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá.

 

Repercussão

 

Representando o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia, o secretário Jaime Verruck destacou a importância do comércio para Corumbá. “Corumbá é um polo muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e a Associação Comercial tem um papel fundamental. Hoje temos um empresário da indústria, que é diretor da Fiems, mas que também é empresário do comércio, assumindo a associação que representa o setor, por isso é muito importante prestigiar esse momento”, opinou.

 

Para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, a Associação será parceira na formulação de políticas públicas que vão ao encontro do que espera o empresário. “Precisamos de pessoas com vontade de trabalhar, que não esmorecem com a crise, pelo contrário, buscam alternativas e soluções pelo crescimento econômico e social da nossa região de Corumbá, e temos agora na pessoa do Lourival um grande auxílio nesse sentido”, falou.

 

Após presidir a entidade por quase 12 anos, Alfredo Zamlutti, que é presidente da Faems, reforçou que Lourival Vieira dará continuidade ao trabalho desenvolvido por ele. “Foram 52 anos nesta casa, 12 deles como presidente. Fiz o meu melhor, abri um canal de aproximação com a Bolívia, porque não tem como se falar de comércio em Corumbá sem mencionar os bolivianos, e sei que essa aproximação vai continuar com o Lourival, o homem indicado para mantê-la e melhorá-la”, disse.

 

Superintende do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça finalizou que o setor produtivo atuará de forma integrada para gerar emprego e renda para Corumbá por meio do comércio. “Temos no setor do comércio um grande gerador de emprego e renda para diversas famílias e, com o espírito coletivo, somando esforços da Associação Comercial daqui de Corumbá, do Sebrae, da Fiems, da Faems, da Famasul, poderemos ir longe”, avaliou.

Por corumbaonline