Ana Maio

O trabalho de inventário que vem sendo realizado desde março na Biblioteca Mestres do Conhecimento, da Embrapa Pantanal, precisou ser prorrogado por mais um mês, o que deixará o serviço indisponível à população até 4 de junho. A previsão inicial era que a conferência terminasse agora, no início de maio, e a biblioteca seria reaberta ao público nesta segunda-feira, dia 8.

O levantamento do acervo é realizado periodicamente por uma comissão especialmente designada para essa tarefa. De acordo com a bibliotecária Viviane Solano, são 31.307 itens a serem conferidos, incluindo livros, folhetos, separatas, dissertações, cartilhas, entre outros. Além disso, há 1.001 títulos de periódicos, cada qual com seus fascículos, que também são conferidos.

O inventário neste momento é um procedimento previsto pela própria Embrapa, já que houve troca de chefia da Unidade – o médico veterinário Jorge Lara assumiu recentemente o cargo. Essa conferência é chamada de inventário de passagem de responsabilidade.

O presidente da comissão, Cláudio Flores, explica que o atraso se deve ao processo de preparo de algumas publicações que ainda não estão identificadas com o código de barras. “As etiquetas para essa identificação demoraram a chegar. Estamos gerando os códigos, conferindo e colando em todas as publicações que ainda não tinham. Isso vai facilitar muito o próximo inventário, pois toda a conferência poderá ser informatizada”, disse ele.

De acordo com Viviane, os objetivos do inventário são verificar a existência física dos documentos, manter atualizados os registros do acervo documental da biblioteca, possibilitar a passagem da responsabilidade gerencial e identificar documentos ociosos, subutilizados ou danificados, para que possam ter a destinação apropriada.

A comissão é formada pelos funcionários Cláudio, Viviane, Maciel de Arruda Ferreira, Marilisi Cunha e Luiz Eugenio de Moraes Brasil. Também atua como suplente Eliane Mary Pinto de Arruda. Quem precisar utilizar a biblioteca deve aguardar a reabertura, prevista para 5 de junho.

Por corumbaonline