Acessar serviços públicos via smarthphone já é possível em Mato Grosso do Sul, por meio de plataformas e aplicativos desenvolvidos pelo Governo do Estado para aproximar o atendimento da população. Pelo celular o cidadão sul-mato-grossense consegue abrir uma empresa (Jucems Digital), registrar um boletim de ocorrência (B.O Online) e escolher a escola onde os filhos irão estudar (Matrícula Digital).

Ele também tem a comodidade de trafegar somente com a versão online de sua carteira de habilitação (CNH Digital) e até de ser avisado pela Defesa Civil por mensagem de texto das intempéries (cadastro para alerta de desastre via SMS). Pode ainda avaliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos por todos os órgãos e autarquias estaduais (e-OUV). Se encontrar problema em alguma rodovia, consegue avisar as autoridades e receber retorno pelo próprio aplicativo (Rodovia Viva PMR MS) após checagem de um policial.

Confira alguns desses principais serviços disponibilizados pelo Governo na versão digital:

Detran Mobile – Aplicativo lançado em dezembro do ano passado e que já obteve mais de cinco mil downloads, oferece acesso para consulta e pagamento de multas, licenciamentos e informação sobre pontuação dos motoristas.

Disponível para tablets e smartphones dos sistemas Android e IOS. Já possui avaliação de 4,1 estrelas pelos usuários em uma escala de até cinco pontos.

CNH Digital – A versão digital da Carteira Nacional de Habitação tem o mesmo valor do documento impresso e não possui custos. Após baixar o aplicativo e fazer o cadastro, ela pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão com a internet. É necessário ter a versão impressa emitida a partir de 02 de maio de 2017, que possui QR Code na parte interna

BO Online – Registrar ocorrências policiais pela internet é possível para os crimes como furto e extravio evitando que o cidadão tenha que se deslocar a uma delegacia. O serviço é disponibilizado pelo endereço devir.pc.ms.gov.br.

Por corumbaonline